2014/02/05

Amazonas-Homens foram mortos a tiros e enterrados em aldeia

Os exames periciais devem indicar o calibre da arma e a causa da morte, disse o delegado



 Fonte: Estadão Conteúdo 
O exame inicial dos três corpos de homens encontrados nessa segunda-feira (3), em aldeia na Terra Indígena Tenharim, em Humaitá, sul do Amazonas, mostrou que eles foram mortos a tiros. Ao contrário do que chegou a ser divulgado, as vítimas não sofreram decapitação ou esquartejamento. Os corpos ainda passavam por exames para identificação no início da tarde desta terça-feira (4), mas o delegado Arcelino Damasceno, da Polícia Federal, disse não ter dúvidas de que se tratavam dos três desaparecidos.

O representante comercial Luciano Freire, o técnico Aldeney Salvador, e o professor Stef Pinheiro, desapareceram no dia 16 de dezembro, na rodovia Transamazônica. A suspeita da polícia é de que eles foram assassinados por índios da etnia tenharim. Cinco suspeitos por envolvimento no crime estão presos desde 30 de janeiro em Porto Velho.

O delegado aguardava a chegada dos familiares para a coleta de material para exame de DNA, mas admitia a possibilidade de reconhecimento direto. "Apesar do estado dos corpos, os familiares vão poder reconhecer, se quiserem." Os exames periciais devem indicar o calibre da arma e a causa da morte, disse o delegado.

Segundo o delegado, os cinco índios presos não informaram onde os corpos estavam enterrados. A localização foi possível graças à ajuda de mateiros do Exército e cães farejadores da Polícia Militar.

A defesa tenta pedir a soltura dos indígenas. "A Polícia Federal apresentou provas testemunhais, mas elas são genéricas e superficiais", disse o advogado Ricardo Tavares Albuquerque. Na semana passada A Associação Nacional dos Servidores da Funai (Ansef) e a Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Condsef) divulgaram nota em que sustentam haver violação aos direitos dos povos indígenas no episódio.


Foto: Rep. Folha do Progresso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post