2013/11/23

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, destaca Ságuas ao citar Nelson Mandela

De Brasília – Vinícius Tavares
Foto: Olhar Direto
Deputado homenageou a comunidade negra de Mato Grosso
Deputado homenageou a comunidade negra de Mato Grosso
O deputado federal Ságuas Moraes (PT-MT) subiu à tribuna da Câmara esta semana para homenagear a passagem do dia da Consciência Negra, celebrado em todo o Brasil em 20 de novembro, dia em que, no longínquo 1695, tropas coloniais brasileiras assassinaram Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

“Em 2011 foi aprovada lei federal 12.519, que institui oficialmente esta data. Neste dia de reflexão e luta, estendo minha admiração à população afrodescendente. Em especial aos lutadores e lutadoras de Mato Grosso, constituída em sua maioria por uma aguerrida população negra. Segundo estatísticas do IBGE, 60% da população de auto-declara negra ou parda”, afirmou.

Segundo ele, a data marca a culminância de um processo permanente de reflexão sobre a luta de milhares de pessoas contra a discriminação e o preconceito racial, social, cultural e religioso.


“A data surgiu pela força do movimento negro brasileiro e foi reivindicada depois de uma longa caminhada, na década de 70, por um grupo de quilombolas do Rio Grande do Sul, que definiu o 20 de novembro como dia da consciência negra, data para lembrar e homenagear o líder do quilombo dos palmares Zumbi, assassinado pelas tropas coloniais brasileiras em 1695”, citou.

O petista parafraseou ainda em seu discurso o sul-africano Nelson Mandela, responsável pelo fim do apartheid na África do Sul e considerado o principal líder mundial contra o preconceito racial.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os recados postados neste mural são de inteira responsabilidade do autor, os recados que não estiverem de acordo com as normas de éticas serão vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros.

Featured post